Avançar para o conteúdo principal

Sopa de "chocolate" da avó Isaura

É uma sopa a sério, não leva chocolate, mas é da cor do chocolate!!!
A minha infância tem muitos sabores, mas esta sopa marcou-me desde sempre, principalmente pela cor.
Eu pensava mesmo que levava chocolate!! Mas não.
Uma sopa simples que a minha avó fazia, que a minha ainda faz e que eu faço, mas... a da avó é que está na memória!!!
Aqui em casa é um sucesso, é e será sempre a sopa de chocolate.

Ingredientes:
  • 1 batata média
  • 50g de massas
  • 1 nabo médio
  • 1 cebola média
  • 1 cenoura grande
  • 1/2 couve lombarda ou coração de boi
  • 1 litro de água
  • 1 lata de feijão encarnado ou manteiga (o ideal é comprar o feijão seco e cozer)
  • Azeite
  • Sal

Preparação:

Numa panela colocar a água e levar a cozer, a batata, o nabo, a cenoura, a cebola e o feijão (reservar algum feijão inteiro).
Depois de cozer tudo muito bem, triturar tudo com a varinha mágica.
Acrescentar o resto do feijão inteiro, a couve cortada em juliana, a massa, azeite e sal.
Levar novamente ao lume para cozer a couve e as massas. Por vezes é preciso juntar mais água e retificar os temperos.
Assim que estiver pronta, sirva quentinha!!!


Dicas:
Se colocar mais feijão, mais escura fica... O que é bom.
As crianças adoram mesmo pela cor e por pensarem mesmo que leva chocolate.
Se cozinharem para crianças colocar massas diferentes (laços)

Comentários